Olá Mamães!!!

Esse blog foi criado no intuito de trocarmos experiências, dúvidas e novidades sobre esse "Mundo" de Mães que nos vivemos !!!
Para todas as mães que são "Pães" Pai e Mãe ao mesmo tempo e especialmente à todas as mamães solteiras, assim como eu !!!
Bem-vindas !

Seu filho(a) dorme a noite inteira?

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A escolha do Pediatra!!!

                              A escolha do pediatra é muito importante, porém muito difícil.





Deve ser alguém em quem confie. No meu ponto de vista, tem que ser um profissional atencioso, que passe o celular pra qualquer emergência, fácil de localizar,atenda e retorne as ligações a hora que for preciso, que tenha paciência para explicar e ensinar, principalmente para mães de primeira viagem, que tem muitas dúvidas e medos.


Eu gosto de médicos que tem uma relação de amizade com paciente, no caso, o pediatra muito mais, porque além de ter a relação com a mãe, tem a relação com a criança.


Eu demorei pra encontrar um pediatra, porque sempre me faltava algo. Marquei várias consultas, perguntei pra amigas, outras mães e fui pesquisando até encontrar um que me agradasse em todos os sentidos e requisitos dos quais eu buscava.


Encontrei uma pediatra que clinicamente era muito boa, mas foi de uma estupidez comigo, me respondeu atravessado e senti um pouco de preconceito da parte dela por eu ser uma mãe “jovem”. Ou seja, não adianta nada ter um super conhecimento e não ter um mínimo de carinho e atenção para comigo como Mãe e mulher, se ela me tratou assim como iria tratar minha filha?


Você pode procurar ainda durante a gravidez, a primeira pediatra que eu fui, eu estava grávida de 7 meses, eu gostei muito dela, mas ela ia viajar justamente na data prevista pra Isa nascer.E eu queria um pediatra que acompanhasse desde o nascimento.
Primeira consulta do bebê:
A primeira consulta do recém-nascido deve acontecer aos 15 dias de vida. Por isso, o melhor é decidir qual será o pediatra antes do parto.

Algumas dicas práticas na escolha do pediatra do seu bebê:
Conheça o consultório, observe o tempo de espera, verifique se o médico trabalha com outros pediatras na equipe (que poderão substituí-lo caso esteja viajando, por exemplo) e, principalmente, converse muito com ele e pergunte tudo o que for importante para você. E se mesmo assim depois de um tempo vocês não estiverem satisfeitos e seguros, não pense duas vezes antes de procurar outro médico.


Pediatra particular ou de convênio?
As visitas ao pediatra geralmente são mensais. Aí entra outro fator importantíssimo na escolha do médico: optar pelos pediatras do convênio ou pelos particulares?
Cheque se o médico do convênio estará disponível para atender chamados no meio do dia e da noite, ou se encaminha os casos de urgência para um pronto-socorro. Não é uma regra, mas, geralmente, médicos de convênio são mais impessoais do que os particulares e requerem ainda mais cuidado na escolha. O tempo na sala de espera também costuma ser maior, o que pode ser desconfortável para quem tem uma criança pequena e muitas vezes adoentada.
Outra opção é o plano de saúde que ofereça reembolso de consultas. Assim você tem a comodidade de contar com o atendimento de um pediatra particular sem ter de gastar mais com isso. Se não, prepare-se para desembolsar de R$ 150 a R$ 250 em consultas mensais. Se tudo estiver bem com seu bebê, não haverá gastos extras com exames, já que os principais são feitos na maternidade.
Escolha com calma e cuidado e não hesite em perguntar e exigir o tratamento e atenção que você e seu filho merecem. Você deve sentir o pediatra quase um integrante da família.

AS QUALIDADES DO PEDIATRA PERFEITO
Confiança
A relação de confiança entre os pais e o médico é a mais importante na escolha do pediatra. Comece sua procura pedindo indicações aos amigos que têm filhos pequenos e ao obstetra que está acompanhando sua gravidez. Marque consultas pré-natais com dois ou três pediatras para conhecê-los pessoalmente.
Conveniência
O consultório não deve ser muito longe de sua casa. Você não quer ter que dirigir uma hora com um bebê doente para ser atendida, quer? Também é importante saber quais hospitais o pediatra costuma usar em casos de emergência.
Disponibilidade
Seu pediatra deve estar disponível para telefonemas a qualquer hora, e sempre retornar suas ligações. Você deve se sentir confortável para ligar para ele sempre que for preciso.
Filosofia
É importante que vocês concordem em questões-chave como amamentação e uso ou não de antibióticos, por exemplo. Existem os pediatras que seguem a linha alopata tradicional, os homeopatas e também os antroposóficos, que tratam a criança como um todo, cuidando do corpo e da energia.
Qualificação
O seu pediatra deve ter o certificado da Sociedade Brasileira de Pediatria. Esse certificado garante que ele completou a especialização em pediatria.
Fonte: Pais e filhos
http://nene.net.br/guia-do-bebe/primeira-consulta-do-bebe-como-escolher-o-pediatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário