Olá Mamães!!!

Esse blog foi criado no intuito de trocarmos experiências, dúvidas e novidades sobre esse "Mundo" de Mães que nos vivemos !!!
Para todas as mães que são "Pães" Pai e Mãe ao mesmo tempo e especialmente à todas as mamães solteiras, assim como eu !!!
Bem-vindas !

Seu filho(a) dorme a noite inteira?

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Importância da Doula e entrevista com a Doula Dra Paula Yuri Sampa !!!

Bom Mamães, durante a minha gestação eu procurei pelo trabalho realizado pela Doula.
Como já disse pra vocês, eu tive o conhecimento desse trabalho, durante as minha aulas de Ioga-pré natal, onde algumas gestantes comentavam sobre a Doula e o que ela fazia.

De acordo com o site http://estrelasnoseurumo.wordpress.com/2008/08/06/definicao-de-doulas/ - Doula é uma palavra grega que foi usada pela primeira vez neste contexto por dois investigadores americanos, nos anos 70. Klaus e Kennel verificaram, em maternidades na Guatemala, que a presença de uma acompanhante durante o parto permitia reduzir consideravelmente as intervenções médicas. Como não havia uma palavra inglesa para designar estas acompanhantes, foi usado o termo grego doula que, literalmente, significa «mulher que serve.

Pra mim foi essencial e de extrema importância,pois, no meu 5º mês de gestação, o pai da minha filha me abandonou e eu entrei em uma depressão muito grande, então minha gravidez não foi fácil, eu estava psicologicamente abalada( também pelo fato da gestação mexer com os hormônios e humor de toda mulher) e a Ioga com a prof. Adriana Vieira, a Doula Dra Paula Yuri e a minha médica Dra Cláudia Ribas (que fez meu parto e acompanhou toda minha gestação) foram os anjos que salvaram eu e minha filha.

Sempre fui muito ansiosa e isso também atrapalhava um pouco, no finalzinho da minha gestação, eu não via a hora da minha filha nascer e a Dra Paula Yuri como minha Doula e anjo, me acalmou, explicou tudo que podia acontecer, como eu saberia que estava em trabalho de parto e o que eu deveria fazer,me passava exercícios,treinos de expulsão, recomendava livros,o que levar pra maternidade,qual cinta comprar, ou seja, TUDO !!!!
O trabalho dela é completo, te instrui em tudo( principalmente eu, mãe de primeira viagem), além de psicóloga e amiga que ela se tornou,não só de mim, mas da minha família toda.

Como já disse eu tive que fazer uma cesárea e logicamente fiquei nervosa, com medo, internei as 16h e assim que fiquei sabendo que ia internar, eu já liguei pra Paula e avisei, as 16h30 ela já estava lá,ao meu lado, minha bolsa estourou e ela estava lá, me tranquilizando e dizendo o que eu deveria fazer.



Essa foto é minutos antes de entrar na sala da cirugia !!

Ela ficou comigo do começo ao fim, sempre me avisando o que ia acontecer e como ia ser.Na hora da anestesia minha mão pingava,mas eu agarrei a mão da Paula e me senti segura e juro pra vcs, não doeu NADA!!
Ela além de tudo, fotografou tudo,todos os momentos do começo ao fim.

Essa foi a primeira foto tirada pela Paula Yuri !!!
Meu pai entrou comigo, foi meu acompanhante !!!
Depois que termina a cesárea, vc fica um tempo na recuperação,e é um tempinho considerável pq vc precisa voltar a sentir as pernas e mexe-las para as enfermeiras te liberarem e vc poder ir pro quarto.Você fica ansiosa, por dois motivos, sentir logo as pernas e ir logo pro quarto ficar grudada no seu bebê !!!!E nessa hora, se vc nao tiver uma Doula, vc fica SOZINHA!!!
Eu claro fiquei com a minha "anja" Paula!!O tempo passou rápido e logo eu ja estava no quarto com a minha bebê e minha família!!

 Paula Yuri com a minha filha Isabella !!

Bom, resumindo pq são muitos detalhes,eu super recomendo e indico essa profissional Doula, para todas vcs mamães!!!
O pós-parto também e acompanhado, vc pode ligar, tirar dúvidas, ela vai na sua casa, te auxilia com a amamentação, que no começo é bem complicado,tem que ter a pegada certa, o bebê tem que fazer a famosa boca de peixinho rs , tudo isso é instruído e acompanhado pela Doula.
Primeira mamada da Isabella, com a Doula Paula me ajudando, como sempre ! rs

Bom, pra vcs entenderem mais sobre esse trabalho, segue a entrevista!!!


Entrevista com a Doula Dra Paula Yuri Sampa
 Significado de Doula
O significado da palavra Doula é mulher que serve, a Doula seria uma acompanhante para a hora do parto.
Gosto de trabalhar orientando, informando para que a gestante decida o que é melhor para ela e seu bebê.
O que a Doula faz antes do parto, durante o parto e depois do parto?
Antes do parto a Doula orienta sobre tipos de partos, fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico (períneo), alongamentos para cada fase gestacional, dicas para enxoval, amamentação, treino expulsão (para parto normal)...
Durante o trabalho de parto damos suporte físico e emocional, utilizando técnicas para alívio da dor, tais como: massagem, posicionamento, explicando tudo que está acontecendo para que essa mãe e seu acompanhante sintam-se seguros, entendendo que o que ela está vivendo é normal. No caso do acompanhamento do parto cesárea acompanho a gestante desde o momento em que ela chega à maternidade dando suporte emocional, pois não é justo no último momento em que você está ligada ao seu bebê você só passar medo e estresse à ele. Além disso, fico na recuperação da anestesia que seria um momento em que ela ficaria só.
Depois do parto volto para auxiliar na amamentação, se houver necessidade realizamos drenagem linfática para retenção hídrica, colocação da cinta pós parto e depois fico à disposição para qualquer dúvida.
De que forma a Doula interfere na participação do pai ou acompanhante da gestante durante o parto?
Na 37 semana marcamos uma consulta com pai ou acompanhante, pois nesta consulta falamos sobre sinais de trabalho de parto, o que é normal, o que não é, assim o pai ou o acompanhante participa e na hora “tenta” se manter mais calmo e seguro. Explico qual a função deles na hora do parto e como funciona. Assim, quando chegam ao hospital já sabem o procedimento.
No parto, eu fico ao lado da gestante e fotografo, assim deixo o pai aproveitar o nascimento do bebê sem ter a responsabilidade de tirar fotos. É um momento único e muito rápido que tem que ser curtido.
Quais as vantagens de ter a Doula no cenário de parto?
Acredito que a maior vantagem é a segurança. Saber que existe alguém ao seu lado que monitora seu bebê, usando técnicas para aliviar sua dor, explicando o que está acontecendo,cuidando de você e da sua família.
No parto hospitalar, como fica a interação da Doula com o resto da equipe que atende o parto?
A Doula faz parte da equipe médica, por isso seu médico tem que aceitar trabalhar com uma. Ela não faz exames, tais como exame de toque, não interfere na conduta médica.
A Doula tem que ter o dom de ser “invisível”, pois a atriz principal é você e seu bebê!
Qual a participação da Doula em caso de complicação com a mãe ou o bebê, diante de UTI, enfermeiras e médicos?
Quando pensamos em gravidez, sempre pensamos em coisas boas,mas às vezes acontecem coisas que não desejávamos e não esperávamos. Por isso em caso de urgência fico ao lado da mãe e de seu acompanhante SEMPRE! Quando se acontece uma emergência estamos ali para ajudar e evitamos atrapalhar os procedimentos. Não interfiro no relacionamento da família com o corpo clínico.
A Doula só é procurada por quem opta por parto normal? Como fica a atuação da doula, caso seja necessária uma cesárea?
Normalmente sim, mas estamos mudando isso. Não é só quem quer tentar parto normal que tem que se preparar, inclusive quem opta pela cesárea tem que fortalecer períneo, aprender massagens para amamentação, saber sobre o parto e ter um apoio na hora mais importante da sua vida que é o nascimento do seu bebê, Lembrando que é um procedimento cirúrgico que na maioria dos casos a mulher se sente muito frágil.

Dra Paula Yuri Sampa
Fisioterapeuta especialista em Dermato-Funcional, Educadora Perinatal e Doula
WWW.espacobemnascido.blogspot.com
e-mail :paulaylsampa@hotmail.com
Telefone para contato: (13) 97850126
                                               (13)32244127
Consultório: Av. Conselheiro Nébias,726 conjunto 91- Boqueirão Santos SP

 Qualquer dúvida ou esclarecimento entre em contato, ou marque uma consulta !!!
Pra quem AMA seu bebê, sempre busca O MELHOR PRA ELE !!!
beeeijoooos Mamãaaes!!!
s2

Um comentário:

  1. A Paulinha também foi minha doula na gravidez da Isadora e foi demais, tanto que, nessa nova gestação, com certeza me acompanhará novamente! Confio, indico e acho que fez TODA a diferença! Acalmou, acompanhou, tirou dúvidas...numa hora em que o que nós estamos tão sensíveis, o que mais precisamos é tranquilidade, é isso que ela traz...não teria tido um trabalho de parto tão calmo se não tivesse o acompanhamento da Paulinha...recomendo com certeza! rsrs

    ResponderExcluir